Os tapetes de inspiração Montessori

IMG_20181217_115337.jpg

 

Nas nossas atividades não seguimos nenhuma pedagogia, mas gostamos muito de conhecer as diferentes pedagogias e muitas vezes trazemos connosco ideias e aplicamo-las à nossa realidade.  

Há uns meses tivemos dois excelentes workshops sobre a pedagogia montessori aqui na loja, pela Sylvia Sousa da Mindful Montessori, e uma das ideias que resolvemos adoptar desde logo, pode nem ser uma das mais marcantes da pedagogia, foi ter tapetes que delimitem o espaço individual de cada um, quando brincam no chão.  

Pode parecer uma ideia simples, mas o impacto é impressionante. Não usamos os tapetes tal e qual como são usados nas escolas montessori, mas ter um objeto físico que ajuda cada uma das crianças a delimitar o seu espaço e traz inúmeros benefícios.  

Reparamos que os tapetes: 

- diminuíram as  disputas nos tempos  de brincadeira livre, principalmente, por obrigar a que todos respeitem o espaço físico do outro; 

- aumentaram a responsabilidade em arrumar, porque todos sabem de quem era o tapete que não está arrumado; 

- facilitam a tarefa de arrumar, muitas vezes o próprio tapete serve para levar peças pequenas até às caixas;  - ensinam a ter paciência, para esperar por um brinquedo que está a ser usado, mesmo que no exato momento até esteja sem ninguém lhe mexer (se está em cima de um tapete é porque está a ser usado); 

Se alguma vez sonhássemos que investir em meia dúzia de tapetes traria tantos benefícios, nem nunca tínhamos brincado sem eles. 
 

Loading Conversation