Brincar em Português

FB_IMG_1528499008674.jpg

Somos adeptos dos brinquedos e do brincar, adoramos brinquedos simples, bem construídos, de bom material que duram para sempre, que deixam imaginar, que se mexem sem pilhas, que treinam as inteligências múltiplas e as motricidades e acima de tudo que são tão divertidos que põem grandes e pequenos a brincar juntos a tarde inteira. 

FB_IMG_1528498675256.jpg

Não é muito difícil encontrar brinquedos assim, há-os da Alemanha, de França e até de Espanha, o difícil é encontrar brinquedos assim feitos cá no nosso cantinho, com o nosso pinho português, por habilidosas mãos de um carpinteiro numa oficina.

FB_IMG_1528498679157.jpg

Como não somos gente de desistir, procurámos muito até descobrirmos o Sr. Manel, um verdadeiro português, que faz os brinquedos de antigamente. Na nossa visita à oficina (sim, tivemos de lá ir, que ele não confia muito nessa coisa de enviar os produtos pelo correio) entre os bancos e as cadeiras descobrimos piões, bailharotas (os piões pequeninos de lançar com a mão), carrinhos, camionetas, o jogo da pontaria, cavalos de baloiço, camas de boneca, uma casa de bonecas linda e enorme, mobília típica portuguesa em ponto pequenino, cavalos de pau e tantas outras coisas giras. Trouxemos connosco para a lua tudo o que nos cabia no carro e em 350 km de regresso tivemos tempo para chegarmos à conclusão que cada vez é mais difícil brincar em português, que cada vez há menos pessoas como o sr. Manel e menos oficinas que façam brinquedos de antigamente e desenhem novos brinquedos com a nossa madeira e com base na nossa cultura. Por isso é tão importante darmos espaço a estes brinquedos, tão nossos e tão especiais, feitos à mão, um a um.

Procurem lá, aí em casa há brinquedos portugueses? Já ensinaram os miúdos a lançar o pião? 

FB_IMG_1528498682574.jpg

Loading Conversation