Teórico-prático
12 horas

- Enquadramento teórico e prático da pedagogia da arte;
- O pensamento criativo da criança;
- Meios e atitudes a aplicar na implementação das atividades plásticas e expressivas.
- Experimentação de diversos materiais;
- Realização de atividades plásticas e expressivas.

O que é a Pedagogia da Arte?
"...não é, de maneira nenhuma, uma metodologia com a intenção de ensinar à criança conceitos teóricos sobre a arte, a história de arte ou sobre a vida e a obra de grandes artistas. Também não tem como objetivo, levar a criança a entender e a contemplar obras de arte, ou de ensinar-lhe técnicas de produção artística, de iniciá-lo no contexto da arte dos adultos, ou de procurar a formação precoce de pequenos artistas (...) Constitui um modelo metodológico educativo, não com o propósito de ensinar Arte, mas de utilizar a Arte como meio de promover a Educação". Alberto B. Sousa

Formadora: Cláudia Ferreira, licenciou-se em 2008, em Artes Plásticas pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. No mesmo ano, estreou-se como professora de Expressões e, pela Escola Profissional do Montijo, tornou-se formadora certificada (2009). Depois de passar um ano letivo, como docente de Expressão Plástica, em Vila Franca de Xira (2010), rumou para Norte onde realizou o mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, na Universidade do Porto, numa parceria entre a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e a Faculdade de Belas Artes, com a tese: "Representação do eu”: uma proposta de auto-representação na disciplina do desenho (2012). 
Voltou, em 2013, para a sua cidade natal (Montijo) onde dinamizou atelieres de desenho e pintura para crianças, jovens e adultos. 
Em 2016, realizou o workshop de Pedagogia da Arte, na Nextart-Lisboa, com a arte-pedagoga Maya Kempe. É no seguimento desse workshop que, em 2017, faz assistência ao artista plástico e arte-pedagogo Diogo DeCalle, no espaço Azul (espaço de arte-pedagogia da Nextart).
Tem o primeiro contacto com a Arte-terapia, em 2017, através de workshops e do 8º curso intensivo de Arte-Terapia, onde encontra o equilíbrio para a estruturação do fazer artístico como meio de catarse e de reflexão sobre o “Eu” e o próprio trabalho.
Como resultado destas vivências, criou o projeto Catapulta, no qual coloca em prática todos os conhecimentos adquiridos.
www.acatapulta.com


Valor: €75
número máximo de participantes: 12

Inscrição:
No balcão do espaço "Até à Lua" 
Praceta Ana Castro Osório nº 20 A Cv 8600-620 Lagos

email: info@atealua.pt
Com as seguintes informações: 
Nome, número de telemóvel, morada e comprovativo de pagamento.

Pagamento:

ACTIVOBANK
IBAN: PT50 0023 0000 4547 6014 7199 4 (Joana Espiñal)